Ensino à distância LS

13 de abril de 2020

Caros Pais,

Como é do vosso conhecimento, teremos de ensinar e aprender a partir de casa durante o terceiro período. O anúncio do prolongamento do ensino à distância levou-nos a avaliar novamente o nosso programa de home learning. Como resultado, fizemos alterações consideráveis no horário do seu educando. Esta medida visa assegurar que os alunos possam atingir os objetivos do programa anual em todas as disciplinas. As aulas terão lugar na aplicação do Zoom, por videoconferência entre os nossos alunos e professores. No entanto, os materiais e instruções estarão disponíveis no Google Classroom para os encarregados de educação e alunos que preferem ou necessitem de trabalhar em outros horários.

Todos os alunos devem ter a aplicação do Zoom instalada no seu computador/tablet antes das aulas terem reinício amanhã. Se ainda não estiver familiarizado com esta aplicação, sugerimos que tente explorá-la um pouco. Os alunos que trabalharam com o Zoom antes das férias devem verificar que já fizeram qualquer atualização necessária antes da aula começar. Receberão uma lista das Salas Pessoais (PMI) dos professores da turma. Os alunos devem dirigir-se para a sala pessoal do professor da disciplina onde ficarão na sala de espera até o professor deixar entrar na aula.

Queríamos pedir aos encarregados de educação ajuda na organização do espaço de trabalho do seu educando, caso ainda não o tenham já feito. Os alunos devem ter o seu computador/tablet numa zona calma da casa com o menor número de distrações possíveis. Deverá haver espaço para o aluno colocar o seu manual, caderno e ferramentas para a escrita numa posição onde ainda possa ver o seu ecrã. Todos os manuais e cadernos devem estar organizados por disciplina e colocados perto da secretária do aluno. O vosso educando também deve colocar os seus lapis de cor, canetas de feltro, régua etc. perto do seu espaço de trabalho. Os alunos podem utilizar ascultadores se for benéfico para a sua concentração. Sabemos que esta situação pode provocar uma sobrecarga para algumas famílias que estão com dificuldades em arranjar tempo de ecrã para o seu trabalho e para os seus filhos. De facto, haverá alturas em que isso seja impossível para alguns. Às vezes, nem todos conseguirão sequer ter internet para poder trabalhar. Pedimos paciência e colaboração a todos neste processo de aprendizagem. Quando houver dificuldades de acesso online, solicitamos que utilize o Google Classroom noutro momento..

Pedimos aos encarregados de educação que necessitarem de contactar-nos, de forma não urgente, o façam entre as 08:45 e às 16:10. Iremos responder logo que seja possível, tendo em conta o nosso horário de aulas.

Estamos a fazer todos os possíveis para que a experiência de aprendizagem dos vossos filhos seja o mais parecida possível ao quotidiano escolar a que estavam habituados. O horário já contempla leitura em Português/Inglês para todos os alunos e apoio extra para quem mais precisa. No entanto, as mesmas só terão início na segunda-feira, dia 20 de abril.

Ensino à distância LS

16.04.2020